Notícias

É com enorme prazer que convidamos para mais um Seminário de Pesquisa do NEAI, desta vez realizado em parceria com oPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA - Fiocruz Amazônia). Em anexo, segue cartaz de divulgação.
 
O seminário acontecerá no dia 23 de março, às 14h, na sala 12 do NEAI, localizada na Faculdade de Direito da UFAM. Na ocasião, contaremos com o especialista em demografia indígena Ricardo Ventura, da Fundação Oswaldo Cruz, que nos brindará com o seguinte tema:
 
"Qual é o indígena da Amazônia que emerge a partir dos censos nacionais?"
RicardoVentura
 
Resumo:
 
Desde 1991, com a inclusão da categoria “indígena” como uma das opções de resposta na pergunta sobre cor ou raça nos censos nacionais no Brasil, tem havido uma substancial expansão dos estudos demográficos sobre as populações indígenas. De uma maneira geral, a comunidade antropológica tem participado relativamente pouco nesse esforço analítico, a despeito da temática abordar diretamente questões ligadas à construção de identidades e ter impactos expressivos sobre políticas públicas nas mais diversas áreas. De uma perspectiva histórica e antropológica, a palestra abordará questões teóricas e metodológicas envolvidas na captação de dados sobre indígenas pelos censos demográficos no país, trazendo exemplos do Amazonas. Serão também abordados aos desafios que se colocam para a coleta de dados sobre as populações indígenas no Censo 2020.
 
Contamos com a presença de todos!