Notícias

No dia 21 de setembro, quinta-feira, às 14hna sala 12 do NEAI em mais uma edição dos Seminários de Pesquisa do NEAI. Desta vez, nosso palestrante foi o Professor Edgar Bolívar, do Instituto Amazônico de Investigações da Universidade Nacional da Colômbia, que estava em Manaus ministrando uma disciplina no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social - PPGAS/UFAM, onde consolidou-se a recente parceria estabelecida entre os programas.
O tema abordado foi:

Vulnerabilidade, respeito, influência: aproximações etnográficas às guerras aquáticas no Xingu

A presente proposta busca ilustrar alguns eixos conceituais que emergem da etnografia das preocupações mebêngôkre com relação às profundas transformações recentes na bacia do Xingu.  A apresentação baseia-se na etnografia dos movimentos associados às expedições rituais de caça e pesca, bem como as dos movimentos associados à luta em face da iminente construção de uma grande hidrelétrica na bacia do Rio Xingu. Trata-se de discutir o desempenho das categorias de analise em função das ideias de vulnerabilidade e proteção da vida como eventos cosmopolíticos de difícil tradução.