Notícias

É com alegria que convidamos para a (des)conferência do Neai com o Prof. Dr. Wolfgang Kapfhammer que aprofundará a temática abordada na Aula Inaugural do PPGAS. Nessa aula, intitulada "Encontros transculturais como ´amplificação de formas´: ontologias indígenas, o Estado, a alter-modernidade e o ambiente no Baixo Amazonas, Brazil". Serão debatidas as modalidades ou formas (Eduardo Kohn) diferenciais de relações humanas e não-humanas entre os Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, as quais correspondem à modos diferenciais de construir o ambiente.

A proposta da (des)conferência do Neai é partir do debate realizado na referida aula para, sobre o pano de fundo dos encontros trans-culturais, trans-nacionais e trans-ontológicos, discutir o conceito de "friction" da antropóloga Anna L. Tsing, e que contrasta de uma maneira interessante com antigo conceito de "fricção" em voga por alguns anos na antropologia feita no Brasil.

Quando? 22 de março de 2018, quinta-feira

A que horas? 14:00hs

Onde? Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, Neai. Salas 12 e 13 do prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (setor Norte)