Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Antropólogo indígena ligado ao NEAI publica livro inovador para a Antropologia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Antropólogo indígena ligado ao NEAI publica livro inovador para a Antropologia

  • Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 17h03
  • Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 17h05

O antropólogo indígena Jaime Diakara Desana publicou o livro "Gaapi - Uma viagem por este e outros mundos", resultado do seu trabalho de mestrado desenvolvido no PPGAS/UFAM e de sua experiência de pesquisa desenvolvida junto ao NEAI.

 

"Este é um belo livro de Jaime Diakara, fruto de sua dissertação de mestrado em Antropologia, cursado na UFAM. Entre outras contribuições, cito uma forma colaborativa de construção da pesquisa, com a coorientação dos colegas indígenas, a etnografia, que é feita também com as memórias do autor, e a apresentação do tema gaapi (conhecido cem outras regiões como ayauasca), até então, pouco explorado na região do Alto Rio Negro. Diakara explora as conexões do gaapi com a vida social e a cosmologia dos Desana, seu povo. 

Destaco, especialmente, o uso dos desenhos, que, como o autor explica, 'são o próprio texto', e não apenas ilustrações ou complementos da escrita. (...)"

Venho citando a obra de Diakara como contraexemplo, sempre que ouço alguém dizer que a academia é fechada a novos formatos de apresentação.  Por meio de seus desenhos e texto, o autor nos conduz pelos rituais do gaapi. Trago aqui um pequeno trecho, nas suas palavras: 'O ritual de gaapi era realizado também na época das enchentes, e tem muito a ver com os waimahsã (Gente-Peixe), com a piracema de aracu, jandiá, surubim, peixe-bom. Eles são Gente-Flauta. Por isso, tocam esses instrumentos especiais. Quando acontece a piracema, o barulho dos peixes parece sons de flauta, e o rio é a própria Casa Ritual.'"

 

Deyse Lucy Oliveira Montardo - PPGAS/UFAM e INCT Brasil Plural

registrado em:
Fim do conteúdo da página